Microsoft volta atrás com a Xbox One

20-06-2013 16:41

Microsoft volta atrás com a Xbox One

Restrições de região, obrigatoriedade de ligação à Internet e controlo de jogos usados abandonados.

Quinta, 20 Junho 2013 10:20

Através do site oficial de notícias da Microsoft, o presidente da Interactive Entertainment Business da companhia, Don Mattrick, anunciou que a Xbox One irá abandonar algumas das suas características mais polémicas.

Estas foram mudanças que, segundo Mattrick, resultam do feedback que a companhia tem tido desde que a Xbox One foi anunciada e são elas:

- A Xbox One já “não terá restrições por região”, o que significa que a nova consola da Microsoft poderá correr jogos de qualquer lugar do mundo. Na prática, isto poderá permitir, por exemplo, a um jogador europeu importar um título do mercado asiático ou norte-americano e desfrutar dele sem qualquer problema.

- A Microsoft anunciou também que "não haverá limitações para usar e partilhar jogos, funcionará tal como acontece hoje com a Xbox 360."

Anteriormente, a Microsoft tinha referido que os jogos não podiam ser desfrutados em qualquer consola, sendo apenas possível se o jogador se conectasse à sua conta de Xbox Live. 

Esta era uma caraterística que dificultava até o cenário de um jogador levar um jogo a casa de um amigo para que pudessem jogar mas, com esta mudança, não haverá qualquer tipo de restrição. Isto também possibilita que qualquer jogador consiga trocar, comprar ou vender jogos em segunda-mão.

No entanto, em declarações ao site IGNo vice-presidente do Xbox Live, Marc Whitten, confirmou que ainda será necessário fazer uma atualização à consola quando for comprada, sendo que, a partir daí, é possível não a ligar mais online.

Whitten referiu também que a possibilidade de uma família poder partilhar os jogos pela cloud e jogar pelo Xbox Live foi também abandonada. "Como parte de fazer as mudanças para permitir  que se use discos como se usa hoje em dia, o que acontece é que os jogos em formato físico e digital funcionarão como hoje," explicou Whitten, confirmado de seguida que a funcionalidade Family Sharing "não estará disponível."

- Outra das mudanças é a ligação online obrigatória da Xbox One, que foi também abandonada. De acordo com a Microsoft, "não há nenhuma exigência de ligar [a consola] em 24 horas", sendo possível jogar em qualquer localização "tal como acontece hoje com a Xbox 360."

Isto é algo que, de acordo declarações de Marc Whitten ao site Kotaku, irá impossibilitar que os jogadores possam aceder à sua biblioteca completa de jogos em qualquer lugar através do serviço online da consola.

Apesar destas mudanças, a Marc Whitten confirmou ao site IGN que o Kinect ainda será obrigatório, dado que é "uma parte importante da arquitetura."

Concordam com estas decisão da Microsoft?

- See more at: https://bgamer.sapo.pt/index.php/noticias/article/12616-microsoft-volta-atras-com-a-xbox-one#sthash.fd4dSaJZ.dpuf